sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Cidade de Santos - 478 anos


MEU ANIVERSÁRIO DE 91 ANOS

Neste mês de setembro,
Mês de meu aniversário,
Dou graças a Deus e sempre relembro
Durante o meu devocionário.
Em dois mil e onze, neste ano,
Noventa e um eu completo.
Até porque sou virginiano.
Recebi do Altíssimo e sigo o trajeto.

Afora as deficiências próprias da idade,
Nada tenho de mais grave.
Nenhuma ou qualquer enfermidade.
Nada mesmo que me entrave.

Longe dos filhos, difícil é o contato.
Cada qual morando em diferente cidade.
Mas da Internet faço uso do aparato,
Para matar a saudade.

Vivo contente em Santos,
Num apartamento aconchegante,
Nessa cidade de muitos encantos,
Com Gilda minha amada esposa, tolerante.
Ela é o amor de minha velhice.
Cuida de mim com carinho,
Com extraordinária meiguice.

Há muito cortei os atos sociais,
Depois de levar tombo em festiva reunião.
Sair à noite então, jamais.
Pela diminuição da minha visão.
Com isso perdi preciosos contatos,
De amigos, parentes e confrades de agremiações.
Aproveito o ensejo para justificar meus atos,
E apresentar-lhes minhas congratulações.

Apesar disso levo a vida ocupada.
E digo aos meus amigos coevos
Que não troco ela por nada.
Sou de uma família de longevos.
A minha esperança é viver muito mais...

14 de Setembro de 2011


O BEIJO

Na linguagem do amor,
O beijo é decisivo.
Ora é nobre e de forte ardor.
E às vezes compassivo.

Beijo na testa é carinho.
Na mão denota respeito.
Na boca reto caminho
Que leva direto ao leito.

Entre homem e mulher na suíte,
O “abra-te sésamo” é o beijo,
Do amor sem limite,
Na satisfação do desejo.

É preciso haver amor
Para a felicidade ser completa.
Entre homem e mulher
O amor é boa dieta.

Neste mundo passageiro
É melhor ser pobre e amado,
A ter muito dinheiro
E ser abandonado.

Santos, 29 de Julho de 2012


A PROTEÇÃO DIVINA

Da praia do Leblon, a quietude,
em noite cálida e enluarada,
trocava juras com minha namorada.
Fato que recordo de minha juventude

Imagine só se isso é possível
nos dias de hoje, sem segurança,
expondo-se a uma aventurança,
cujo fim é inconcebível.

A população da Terra, em sua essência,
era de menos de quatro bilhões.
a disputa pela sobrevivência,
não tinha o rigor de hoje, as proporções.

A ONU informa que atingiu a Terra
a cifra de sete bilhões na sua população,
neste ultimo dia de outubro, que se encerra.
Um número de grande significação.

Com essa enorme massificação,
a luta pela sobrevivência
leva o homem ás raias da agressão,
roubando e matando pela contingência.

Aqui em nosso Brasil é verdade.
O Crime é organizado. É crime de toda sorte.
Fruto de muita criatividade.
É saidinha de preso até roubo seguido de morte.

Se o nosso quotidiano
expõe nossa vida ao risco,
por que há idosos nesta terra do Corisco?
Não seria pela proteção de ser humano.

Não. O salmista diz que para ser socorrido
da seta que voa de dia,
da bala perdida da barbaria,
das asas do Altíssimo deve estar protegido.

Santos, 15 de Janeiro de 2012


O SONO

COSTUMA-SE DIZER,
A RESPEITO DO DORMIR,
QUE AO ENVELHECER
O SONO TENDE A DIMINUIR.

EU COSTUMO AFIRMAR
QUE DURMO POUCO E FICO SATISFEITO.
DEPOIS DE CINCO OU SEIS HORAS VOU ACORDAR.
MAS ISSO É O QUE DURMO NO LEITO.

NÃO ESTOU LEVANDO EM CONTA
OS COCHILOS QUE DOU DURANTE O DIA.
DE DUAS OU TRÊS HORAS, O QUE AUMENTA
AS HORAS DE SONO, POR CONTA DA ATONIA.

COM O DESPERTAR DO CORPO A ATIVIDADE
GRADUALMENTE AUMENTA, ATÉ O ALMOÇAR.
DEPOIS DECLINA COM O SONO, PELA INATIVIDADE,
PASSANDO PELA HIBERNAÇÃO, ATÉ O MOMENTO DE ACORDAR.

NOVAMENTE A ATIVIDADE VAI AUMENTAR
E ATINGE O MAXIMO NA HORA DO JANTAR.
DEPOIS COMEÇA A DECLINAR
ATÉ A MADRUGADA AO HIBERNAR.

O PERIGO ESTÁ NESSA MADORNA,
QUE LEVA O HOMEM A PERDER
GRADUALMETE AS FUNÇÕES E O TRANSTORNA.
PODENDO LEVÁ-LO A UM ACIDENTE E ATÉ MORRER.

OS ACIDENTES DE TRANSITO QUE MAIS OCORREM
ACONTECEM ENTRE DUAS E QUATRO HORAS DO DIA.
COM MUITAS VITIMAS QUE MORREM.
POR CONTA DA PERDA DE REFLEXOS PELA APATIA.

ENTRE DUAS E QUATRO DA MADRUGADA,
QUANDO, NOS HOSPITAIS, OS DOENTES ESTÃO HIBERNADOS,
A MAIOR OCORRENCIA DE OBITOS É REGISTRADA,
DE PACIENTES INTERNADOS.

ESSE CICLO DA ATIVIDADE DO SER HUMANO
RELATIVO A TODO UM DIA,
É CONHECIDO COMO CÍRCADIANO.
CUJOS VALORES SÃO O SONO E A COMEDORIA.

É UMA CURVA SENOIDAL, PLANA.
O SONO E AS REFEIÇÕES NAS ABCISSAS.
NAS ORDENADAS AS HORAS DA ATIVIDADE HIUMANA.
MAS AS HORAS DE COCHILO NÃO DEVEM SER OMISSAS.

Santos, 13 de Abril de 2010


O PARAQUEDISTA

Nos idos de oitenta inclui na minha agenda
A realização de um desejo:
A reforma da sede da Fazenda.
Prioritária, iniciei à época o ensejo.

Apesar de aposentado,
Ia à Fazenda em todos os fins de semana.
Ainda trabalhava como contratado.
Estava levando uma vida agitada, cigana.

Numa manhã de domingo festivo,
O estádio municipal estava superlotado.
Com muito estardalhaço para o tal motivo,
O alto falante estava desenfreado.

Estacionei o carro, surpreendido e admirado,
A um salto de pára-quedas assisti.
Um salto do tipo retardado,
O mais belo que até hoje vi.

À tarde, fui ao Centro Telefônico da cidade.
Muita gente aguardando a vez. Alguém saia da cabina.
Era o Cônego Vieira, o Pároco da comunidade.
Na sua indefectível e elegante batina.

Ele vem ao meu encontro e na sua voz de contralto,
Como sempre, alegre, cordial e solicito,
Deu-me os parabéns pelo salto,
Deixando-me deveras atônito.

O Cônego Sebastião Carvalho Vieira, além de líder religioso,
Empenhava-se em muitas obras seculares:
Educação, Cultura, Artes, Casa Criança e Gazeta, o jornal noticioso.
Foi um pioneiro na construção de casas populares.

- Seu Cônego, não me cabe parabéns pelo acontecido.
- Mas me disseram que foi o filho do Seu Banico!

Banico era como meu pai era conhecido.

- Não seu Cônego. Foi o Silas, filho do Seu Bandico.
- Ah, que confusão! Mas quem é esse bendito?

- Ele não é do seu tempo aqui. A ele adianto.
- Hildebrando Soares, foi dono do Cartório. Adito.
- Ele mudou-se para São Paulo há anos e tanto.

Fomos contemporâneos, Silas e eu,
No Julio Brandão, o saudoso Grupo Escolar.
Nos áureos tempos do Seu Alfeu,
Que discorria sobre Moral e Ética, para nos ensinar.

Migramos, a procura de oportunidade.
Seja para estudar ou trabalhar.
Tivemos que deixar Jacutinga, a nossa cidade.
Para a nossa independência conquistar.

Ainda jovem, perdi o Silas de vista.
Fui para Santos, onde moro desde então.
Silas para São Paulo, onde se tornou exímio pára-quedista.
Atividade que jamais faria. Tenho medo de avião.

Santos, 11 de Maio de 2010



IN MEMORIAM


A Cidade de Santos, conhecida nos anos 1950 como "Pérola do Atlântico Sul", a cidade com uma orla marítima de beleza única, combina a atividade econômica do maior porto marítimo do país, com a atividade turística, especialmente por ser um importante destino para as rotas de navios de cruzeiro que operam as rotas dos mares do Atlantico Sul conectando-a com os mais importantes destinos na Europa. 

Para conhecer um pouco da história dessa importante cidade brasileira, assista os vídeos a seguir:








Meus laços sentimentais com Santos e a Baixada Santista são eternos e preciosos para mim. 

É indiscritivel a emoção que as muitas e muitas lembranças de anos e anos de convivência com meus queridos pais, irmãos, parentes e amigos ao longo das diferentes épocas e fases da minha vida.

Espero em breve poder visitar essa maravilhosa cidade, visitar meus amigos e parentes que lá residem. 

Até breve!


Kleber Siqueira

Coordenador do site SALMO133.org




ASSISTA OUTROS VÍDEOS QUE SELECIONEI PARA VOCÊ. 
CONHEÇA AS BELEZAS DA "PÉROLA DO ATLANTICO SUL".




Ative a tradução simultânea do YouTube
















2 comentários:

  1. Simplesmente emocionante !
    Nessas histórias de porte
    A saudade bate forte,
    Viaja-se junto  num instante ,

    Óh  convivência,  de sorte
    Nela pondera o distante
    Providência edificante
    A vida supera a morte

    Aproveito para parabeniza-los.. a ele onde estiver, pelos poemas sentidos e a você pela memória...👏👏👏

    Adilson Zotovici
    ARLS Chequer Nassif No. 169, GLESP

    ResponderExcluir
  2. Muito grato pela fraterna consideração e amizade.

    ResponderExcluir

Grato pelo seu comentário. Fraternalmente.