Entre os vários tipos de ocultismo populares durante a Era de Prata Russa (1890-1914), a Teosofia moderna foi de longe a mais significativa intelectualmente.
Este evangelho gnóstico contemporâneo foi inventado e disseminado por Helena Blavatsky, uma russa expatriada com entusiasmo pelo pensamento budista e um gênio para autopromoção. O que distinguia a Teosofia dos outros tipos de "misticismo" — o espiritualismo,a sessão de mesa (girante), a adivinhação e a magia — que fascinavam a intelectualidade russa do período?
Ao responder a essa pergunta, Maria Carlson oferece o primeiro estudo acadêmico de um movimento controverso, mas importante, em seu contexto russo.
A obra de Carlson é a única sobre este tópico escrita por um historiador intelectual não ideologicamente comprometido com a Teosofia. Colocando Mme. Blavatsky e sua "doutrina secreta" em um cenário russo, o livro também discute círculos teosóficos russos independentes e o impacto do cisma teosófico-antroposófico na Rússia.
Carlson analisa as polêmicas vigorosas dos teosofistas e seus críticos, demonstra o papel da teosofia nos diálogos filosóficos da intelectualidade criativa russa e narra o fim do movimento após 1917.
Ao explorar esse aspecto há muito negligenciado da Era de Prata, Carlson enriquece muito nosso conhecimento da cultura russa fin-de-sicle.
Obra originalmente publicada em 1993.
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As fotos acima, mostrando as instalações do The Theosophical Society in America, foram tomadas por mim durante uma visita a cidade de Wheaton, Illinois, realizada em 25 de dezembro de 2024.
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Kleber Siqueira Coordenador do Salmo133 |
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