sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Juramento e o Livro da Lei

Sobre o tema encontramos 117 referências na Bíblia, assim distribuídas: Juramento - 51, Jurar - 30,  Jurando - 5, Juro - 2, Jurado - 16, Jura - 6, Jureis - 3 e Jurarás - 4 vezes.

O juramento era comum entre os homens e entre Deus e os homens. 

Entre os homens era um compromisso e entre Deus e os homens era uma aliança. 

O juramento tinha que ter validade, pois o homem que jurasse falso quebrava o juramento; Gn 26:3 -(disse o Senhor) peregrino nesta terra, e serei contigo e te abençoarei... confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão, teu pai. Ex 22:11 então haverá juramento do Senhor entre ambos, de que não meteu a mão... Nm 30:2 

Quando um homem fizer voto ao Senhor ou fizer juramento, ligando a sua alma com obrigação, não violará a sua palavra... 30:10,11 Porém se fez voto na casa de seu marido ou ligou a sua alma com obrigação de juramento, e seu marido ouviu e se calou para com ela e lhe não vedou, todos os seus votos serão válidos... Dt 7:8, mas porque o Senhor vos amava; e para guardar o juramento que jurara a vossos pais o Senhor vos tirou com mão... 29:12 e 14 para que entre no concerto do Senhor teu Deus, e no seu juramento que o Senhor teu Deus fazhoje contigo., E somente convosco faço este concerto e este juramento. 2Sm 21:7 Porém o rei poupou a Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, por causa do juramento do Senhor, que entre eles houvera...1Rs 2:43 - Por que pois não guardaste o juramento do Senhor, nem o mandamento que mandei?

Herodes prometeu com juramento à filha de Herodías, dar-lhe tudo que pedisse e ela pediu a cabeça de João Batista (Mt 14:7).

Por fatos dessa natureza é que Jesus recomenda em Mt 5:34,5 Eu porém vos digo que não jureis nem pelo céu, porque é o trono de Deus, nem pela terra que é o escabelo de seus pés.

Joab diz a Davi: 2Sm 19:7 pelo Senhor te juro que, se não saíres, nem um só homem ficará contigo. Jr 44:26 Eis que eu juro pelo meu grande nome, diz o Senhor... Sl 15:4 aquele que jura, com dano seu, não muda. 24:4 Aquele que..., nem jura enganosamente.

Analisando as citações bíblicas encontramos apenas quatro afirmações negativas: Os 4:15, Mt 5:34 a 36 e Tg 5:12. 

Nem sempre os juramentos eram cumpridos, pela própria desonestidade dos homens da época, o que, muitas vezes, gerava contendas e tinha que ser resolvido pelas autoridades. Os próprios sacerdotes procuraram testemunhas entre o povo para incriminar Jesus. Diante desses fatos corriqueiros foi que o Mestre recomendou em Mt 5:34 e 35.

Como Jesus conhecia, muito bem, o caráter dos homens da época, fez essas afirmações, pois ele não iria contradizer os juramentos que o Pai havia feito com os homens.

Esses costumes ainda continuam nos tempos de hoje, basta analisar as promessas e juramentos de muitos políticos que nunca cumprem o que prometem. Nós mesmos costumamos aconselhar nossos amigos e familiares. 

Quando alguém promete alguma coisa, por juramento, dizemos: se acha que não pode cumprir é melhor não prometer ou jurar. 

Foi baseado na fraqueza de caráter dos homens que Jesus fez aquela afirmação. Uma coisa não anula a outra, pois Jesus jamais iria dizer que o Pai não deveria jurar. 

Vejamos a época e para quem Jesus falou. As palavras da Bíblia devem ser estudadas com lógica e raciocínio para não nos contradizermos. 

Lembremos o que João escreveu no seu Evangelho 8:32 "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".


Petronilo Pereira Filho

14/06/2004


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário. Fraternalmente.