domingo, 16 de outubro de 2022

Salmo133 - Biblioteca: "Os Landemarques de Pike"

                                                                     J. Castellani

Albert Pike (1809-1891) foi um célebre maçom norte-americano, nascido em Boston. Poeta, advogado e militar --- chegou ao generalato --- foi Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho da Jurisdição Sul dos Estados Unidos do REAA. Sua obra máxima é "Morals and Dogma on the Anciet and Accepted Scottish Rite of Freemasonry" (1871), onde estuda os Altos Graus um a um (é considerada a obra máxima do rito).

A classificação de landmarques feita por Pike, foi resultado de um amplo estudo e de uma arrasadora e erudita crítica ao emaranhado de falsos limites, apresentados pelos autores da época, incluído, aí Mackey, seu discípulo e seu Grande Secretário, quando ele era Grão-Mestre Provincial. Para Pike, os landmarques são apenas cinco:

1. A necessidade dos maçons reunirem-se em Loja;

2. O governo de cada Loja por um Venerável Mestre e dois Vigilantes;

3. A crença no Grande Arquiteto do Universo e numa vida futura;

4. A cobertura dos trabalhos da Loja;

5. A proibição da divulgação dos segredos da Maçonaria, ou seja, o sigilo maçônico.

Pouco há a comentar sobre um trabalho sobre esse, bastando dizer o seguinte : todas as regras relacionadas são verdadeiros landmarques ; é a única classificação conhecida em que isso ocorre. Mesmo que alguns autores contestem uma ou outra dessas regras, nenhum deles pode deixar de reconhecer essa verdade. Pela sua erudição maçônica, pela síntese absoluta, que faz, em sua relação de limites, e por relacionar somente verdadeiros landmarques, Pike, com sua compilação, é que deveria merecer a maior credibilidade dos maçons, como ocorre nos países de fala inglesa.

Isso, porém, não acontece, nos países latinos, onde a classificação de Mackey reina soberana --- sendo, quase sempre, a única conhecida e tomada como lei incontestável --- embora seja uma das mais falhas e mais mentalmente castradoras de todas as compilações existentes, não sendo nem aceita em sua pátria, os Estados Unidos, onde apenas QUATRO das CINQÜENTA E DUAS Grandes Lojas norte-americanas a seguem.

Uma regra maçônica, para ser um verdadeiro landmarque deve ser imemorial --- ter antiguidade suficiente, para que nem se possa estabelecer, no tempo, a sua origem --- espontânea --- o que significa que ela não tem autor conhecido, mas foi gerada pelo uso da comunidade --- e universal aceitação --- uma norma, só aceita em algumas comunidades maçônicas, não é um legítimo limite, mas, sim, uma regra particular de conduta.

Das 25 regras de Mackey, pelo menos 19 não são verdadeiros landmarques.




SUPREMO CONSELHO DO GRAU 33 - SUL DOS EUA




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário. Fraternalmente.