quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Visões da Colheita

 

Grand Master’s Message

Sir Knight David J. Kussman, GCT

Grand Master of the Grand Encampment of Knights Templar - USA

Revista KNIGHT TEMPLAR - VOLUME LXVIII OCTOBER 2022 NUMBER 10

O mês de outubro sempre me trouxe à mente visões da colheita. A labuta do trabalho rende sucesso: a colheita. Refletindo sobre esta noção bíblica, gostaria de compartilhar alguns pensamentos sobre como este princípio pertence à nossa abençoada Ordem.

Embora o bem humano possa produzir alguns benefícios na sociedade, nas famílias e nas nações, sem a Palavra de Deus e a Nova Vida em Cristo, não pode haver absolutos – nem sólido fundamento – e nenhuma capacidade para a continuação espiritual do semear o bem e colher de acordo. Assim, o homem enfrenta a lei da degeneração e decadência moral, pois colhe o mesmo que semeia.

Não se engane, Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Pois quem semeia na sua própria carne, da carne ceifará a corrupção, mas o que semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. – Gálatas 6: 7-8

Tudo o que plantamos, colhemos; assim, se semearmos o bem, colheremos o bem. Este princípio, conforme declarado em Gálatas 6, é uma lei absoluta.

Não se engane, Deus não se deixa escarnecer.” Essas palavras introduzem não apenas a lei de semear e colher, mas o fato de que colhemos a mesma espécie que semeamos. Este é um aviso e salienta a natureza absoluta desta lei.

Não se deixe enganar” é planaō (πλανάω) “fazer vaguear, desviar, enganar”. É um presente imperativo passivo e significa, pare de se deixar enganar, desencaminhar ou nunca permita que isso aconteça. A voz presente e passiva antecipa a constante ameaça e atividade de nossos inimigos espirituais que procuram causar estragos em nossa caminhada com Deus. Ele avisa e nos lembra que Satanás e o sistema mundial sob seu controle estão sempre trabalhando com sua mentira milenar: “certamente não morrereis! Pois Deus sabe que no dia em que dele comeres, os teus olhos abrem-te e serás como Deus, conhecendo o bem e o mal” (Gn 3:4-5).

Deus não se deixa escarnecer.” “Escarnecido” é myktērizetai (μυκτηρίζεται) de myktēr (μυκτήρ), “o nariz”. Significa “torcer o nariz para tratar com desprezo, ridicularizar”. O homem não pode ignorar e tratar a verdade e as leis de Deus com desprezo, tentando viver de acordo com sua própria sabedoria e táticas sem consequências profundas.

"Para qualquer." “Seja o que for”, torna esta lei inclusiva – aplica-se a tudo o que semeamos. Então, as palavras “isto também” fazem a conexão em espécie com o que colhemos.

Princípio: Uma vez que tudo se reproduz conforme sua espécie, Deus nunca pode ser zombado.

Assim como ninguém pode semear ervilhas e produzir melancia, ou criar jumentos e produzir cavalos puro-sangue, ninguém pode semear o mal e produzir o bem. Não podemos semear a discórdia e produzir unidade. Não podemos semear mentiras e produzir verdades. Não podemos semear pecado e produzir santidade.

Se semearmos para o Espírito, colheremos do Espírito. Se semearmos na carne, colhemos da carne. Se semearmos o mal, colheremos o mal. Se nós enchemos nossas mentes e corações com o que é mau, não podemos produzir o que é bom.

Raça de víboras, como podeis, sendo maus, falar o que é bom? Pois a boca fala daquilo que enche o coração. O bom homem fora seu bom tesouro produz o que é bom; e o homem mau do seu mau tesouro tira o mal. – Mateus 12:34-35

Se semearmos a indiferença a Deus e aos valores e prioridades espirituais, colhemos o fruto da indiferença – ignorância, dureza, ganância, futilidade e frustração (Ef. 4:17-19).

Aqui está algo para pensarmos:

Semeie um pensamento, colha um ato;

Semeie um ato, colha um hábito;

Semeie um hábito, colha um caráter;

Semeie um caráter, colha um destino.


Obrigado a todos por seu apoio contínuo.

Nossa jornada continua…


David J. Kussman, GCT

Grão-Mestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário. Fraternalmente.