domingo, 7 de novembro de 2010

7 de Setembro de 2010

Pendão Nacional Brasileiro



e. figueiredo (*)

O gesto heróico de Dom Pedro I às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, que assegurava ao Brasil o direito de figurar entre as nações independentes por todo o resto da História, está completando, exatamente, 188 anos, que foi o grito INDEPENDÊNCIA OU MORTE !.

O então príncipe-regente abria, de forma definitiva, as portas do futuro do Brasil, iniciando o despertar para a sua própria grandeza, que já se divisava. Muito mais que um simples ato simbólico, foi a luz que fez com que o nosso país descobrisse a si mesmo, e, desse o primeiro passo para ser a potência respeitada que é hoje !

No dia 7 de Setembro de 1822 Dom Pedro permitiu, presenciado pelos brasileiros da época, o direito de sermos livres e dispor sobre nós mesmos, segundo a sua própria vontade e determinação. Foi o início do processo de se livrar da condição de colônia e buscar a emancipação política perante o mundo.

Em 1889, 67 anos após o “Grito do Ipiranga”, é derrubada a monarquia e proclamada a República Federativa do Brasil. Instaurada a República, dá-se o início da consolidação do espírito de brasilidade que ficou arraigado, para sempre, em todos nós.

Nós, os brasileiros de hoje, entendemos a grandeza daquele gesto, o qual é nosso dever preservá-lo, para que o Brasil possa, cada vez mais, prosseguir em sua marcha para que não deixe de ser a grande nação que se tornou !

Não podemos, pois, nunca deixar de exaltar o mais significativo dia da nossa história, que é a data de 7 de Setembro !



(*) E. Figueiredo - é jornalista - Mtb 34 947

“Oh ! Quam bonum est et quam jucundum, habitare fratres in unum !”






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário. Fraternalmente.