quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O Maçom e o dia 15 de novembro

Alegoria da Repúlica
“Não basta dizer, tem que fazer!”
“Uma liderança se faz por dedicação, atitude e ação”.


Estes jargões muito nos lembram das obrigações que temos como construtores sociais, seja pela busca interior, sejam pelo desenvolvimento filosófico, religioso, ou outro meio intelectual. Em maior reflexão nos envia para a resposta que damos, ou seja, combatemos a ignorância, o fanatismo, buscamos a melhor e maior felicidade para a humanidade.

Dia 15 de novembro nos recorda que vivemos em uma Nação enorme e que tem orgulhosamente o nome de Brasil, até seu formato continental lembra um coração, aliás, um coração que tem grandes tesouros, grandes riquezas humanas, de solo e de subsolo.

A Bandeira brasileira nos lembra que vivemos em um País com 8,5 milhões de quilômetros quadrados, é o quinto em extensão, com razão é chamado mundialmente de país-continente. Então porque admitir tantos erros. Como Maçons temos que nos preocupar em muito com a falta de civilidade, com a falta de respeito às normas e regras constitucionais, de vilipêndios contra o direito e a moral, temos de nos preocupar com aqueles que aviltam a própria organização social e legal.

Lembro de um poema de Olavo Bilac que diz:

‘Ama com fé e orgulho a terra em que nasceste!
Criança! Não verás nenhum país como este.
Olha que céu! Que mar! Que rios! Que florestas!
A natureza aqui, perpetuamente em festa.
É um seio de mãe, a transbordar carinhos.
Vê que vida há no chão! Vê que vida há nos ninhos,
Que se balançam no ar, entre ramos inquietos.
Vê que luz! Que calor! ...
Criança, não verá país nenhum como este:
Imita, na grandeza, a terra em que nasceste!’


Meus Irmãos, está na hora de fazermos valer o desejo de um mundo melhor, cavando as masmorras contra tudo que está aí, ensinemos e orientemos para que a Nação Brasileira seja renovada na dignidade, na honra, na moral, em virtudes.

A República teve muito em haver com a Maçonaria, assim renovo os votos para que naquele exemplo, este 15 de novembro seja um marco em nossas ações e atitudes.

O Brasil merece respeito, nós merecemos respeito, lembremos da romã que não existem privilégios entre as sementes e todas têm seu espaço e direito garantidos.

São Paulo, 10 de novembro de 2.010


José Paulo Scannapieco
M.I., 33o.



Nota do BLOG

"A Proclamação da República Brasileira(1889) foi um episódio da história do Brasil, ocorrido em 15 de novembro de 1889, que instaurou o regime republicano no Brasil, derrubando a monarquia do Império do Brasil, pondo fim à soberania do Imperador Dom Pedro II.

A Proclamação da República se deu no Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, na praça da Aclamação, hoje Praça da República, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, deu um golpe de estado, sem o uso de violência, depondo o Imperador do Brasil, D. Pedro II, e o presidente do Conselho de Ministros do Império, o visconde de Ouro Preto.

Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um "Governo Provisório" republicano. Faziam parte deste "Governo Provisório", organizado na noite de 15 de novembro, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório, marechal Floriano Peixoto como vice-presidente, e, como ministros, Benjamin Constant, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira."


Para ler o artigo completo, clique nesse link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário. Fraternalmente.