domingo, 7 de novembro de 2010

F R U S T R A Ç Ã O

Frustração é crer, amar, querer, criar, ver, lutar, intuir, afirmar, sentir ardentemente alguma coisa e não vê-la fluir, frutificar, crescer, não podê-la fruir, estimular, proporcionar, torná-la perene na vida , na ética, na bondade da terra, na vida de uns e de outros.

É ver que não a vêem, não a ouvem, não a querem ver nem ouvir ou sentir, tampouco inspiram fragrâncias da pureza matinal, não degustam do delicado néctar, essencial ao seletivo e frágil colibri, beija-flor feliz e multicolorido, não se maravilham por nada ao seu redor e à sua visão, não se extasiam ante a explosão de beleza de um arco - íris, não sentem o sopro sutil da brisa sobre a face, nem seu tacto percebe as asperezas rugosas da árvore milenária ou seus sentidos se regozijam ao contato do orvalho da manhã.

É não vê-la respeitar por quantos estão dotados dos dados para nela construir a forma e a essência do próprio, do possível e da decência.

É compreender a impossibilidade de torcer o curso ao incompreensível processo da realização da verdade que não é nossa nem única, mas da eternidade, da qual fazem parte o todo e todos sem terem sido perguntados, convidados, mas perante cuja realidade ninguém absolutamente se pode negar, fugir, mentir-se, escapar ou fingir.

É o inexorável processo evolutivo do ponto e contraponto, marcando a rota e marcha do mecanismo imponderável, incognoscível, do qual a duras penas nos recusamos a participar conscientemente.

Frustração, grande e profunda frustração, foi principalmente a de um Homem , coroado de espinhos , morto em uma cruz entre dois ladrões, também crucificados, por ter querido apenas interferir no processo redentor, com a lucidez e a profundidade da santidade reveladora:

Um Homem, que consegue dimensionar realidade e dualidade humanas, nos limites de sua fraqueza e na força moral-espiritual da Grandeza, Verdade, Vocação e Vontade Transcendente de Deus : "Pai, tudo Te é possível ! Afasta de mim este cálice, . . . mas faça-se a Tua vontade" . . .

Um Homem, cuja mensagem iniciou um processo complexo e longo de transformação da história , precisamente no período em que ela nos relata a maior mesquinhez, pequenez, sordidez e injustiça, marcando para sempre o antes e o depois. "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem".

A compreensão da incompreensível impossibilidade de torcer o curso à história do que afinal pareceria equação simples: bastaria que a sensibilidade da totalidade holística, entendimento integral dos fenômenos, presente nas potencialidades humanas, se resignasse a entender a tremenda dimensão e diferença contidas na mensagem, essência e conteúdo da vida desse excelso Homem, tão bem expressa na sua alocução na montanha algum tempo antes : "haveis ouvido que foi dito olho por olho e dente por dente, ( puro ego humano) mas um novo mandamento vos dou: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS", ( é o ego humano novamente, bem melhor motivado) sem o que não há como santificar e sublimar construtivamente as frustrações humanas, participando eficientemente, num mundo em constante mutação, do processo evolutivo da humanidade.







Erasmo Figueira Chaves
Past-Presidente da A.P.M.L.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário. Fraternalmente.